Como Acabar com as Manchas no Buço?

Quem aqui nunca teve o desprazer de, sabe-se lá o motivo, “aparecer” com uma mancha no buço, lembrando um “bigodinho”?

Eu já tive, sim, e a culpa foi do limão e do sol. Sim, tomar suco de frutas cítricas enquanto estiver tomando sol é problema, porque se o suco entrar em contato com a pele, pode manchar.

Muita gente, aliás, vive receitando limão para “apagar” manchas de pele, mas peço, POR FAVOR, que ninguém faça isso, porque os riscos da pele manchar são enormes, tá?

Pois bem, no meu caso, eu sabia exatamente porque aquele tormento foi parar ali, mas, caso não saibam, é essencial procurar um dermatologista para que seja identificado o agente causador da mancha e, com base nisso, definir os melhores ativos e os melhores tratamentos, que variam muito de pele para pele, de um grau de escurecimento para outro, dentre outras coisas.

Isso é importante por muitos motivos, já que em muitos casos, sobretudo para quem já possui essa região mais escura, por fatores genéticos ou hormonais, o tratamento com cremes clareadores de uso caseiro não ajuda tanto e o ideal é utilizar peelings clareadores,  fraxel laser, luz intensa pulsada ou laser fracionado, dentre outros.

depilar buco Como Acabar com as Manchas no Buço?

Cremes Clareadores

Nos casos mais leves, são receitados cremes clareadores de uso caseiro, que são prescritos pelo dermatologista (sempre!) e comprados em farmácias ou feitos em farmácias de manipulação.

Os cremes mais receitados, que quase sempre são a primeira escolha para o tratamento, são à base de hidroquinona e ácido retinoico, que são potentes clareadores de uso noturno. A concentração de cada ativo vai depender do tipo de pele, da cor da pele, da “profundidade” da mancha e de outros fatores que só o dermatologista pode determinar.

Tenho MUITO receio de falar de hidroquinona por aqui, porque é, sim, um clareador potente, muito potente, mas pode causar danos sérios a pele, por isso precisa de indicação e acompanhamento médico!

Há, ainda, a possibilidade de usar vitamina C, que clareia a pele, refina, é antirradicais livres e protege a pele, mas, de modo geral, é utilizado durante o dia, como coadjuvante.

Algumas composições contam ainda com a dexametasona, que é um tipo de corticoide muito utilizado em conjunto com ativos clareadores para a eliminação de manchas e melasmas.

Regra de Ouro: Tem Que Usar Filtro Solar!

O que é fundamental, MESMO, é o uso do filtro solar. Primeiro que ele vai impedir que a mancha “cresça”, segundo que usar qualquer ativo clareador sem usar o filtro solar durante todo o dia, mesmo que esteja trancada dentro do quarto, é pedir para ficar TODA manchada!

Isso é MUITO sério e pode colocar todo o tratamento a perder. Escolham um filtro solar específico para o seu tipo de pele,  com FPS de, no mínimo, 30, de preferência com ativos antioxidantes e reapliquem durante o dia, sobretudo quando estiverem na praia, na piscina ou expostas diretamente ao sol.

No próximo post mostro a minha mancha (antes) e como consegui “apagá-la” (depois), bem como os produtos utilizados, tá?

Beijos

Ju Lopes

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.2/10 (12 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votes)

2 comentários

  1. allan
    Publicado em 26/02/2013 às 16:23 [+]

    allan

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. MARCIA
    Publicado em 26/02/2013 às 17:54 [+]

    Boa tarde vc pode me passar areceita pois tenho muitas manchas na pele e nao sei mais uq usar pra tirar

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede