Cuidados Com As Axilas no Verão!

Tenho falado bastante sobre cuidado com as axilas porque, com a chegada do verão, época em que a região fica mais exposta, tenho recebido muitas perguntas sobre o assunto.

Os principais problemas são o escurecimento da região, os pelos encravados, as manchas deixadas pelos desodorantes e as alergias que eles provocam.

É fato que a pele das axilas é mais fina, e, portanto, mais vulnerável, razão pela qual o constante atrito no momento da depilação acaba escurecendo a região. Mas não é só isso, pois os desodorantes, sobretudo os que contêm ativos potencialmente irritantes e álcool, acabam provocando manchas escurecidas e alergias, assim como o constante atrito com as roupas, principalmente as de tecido sintético.

Por isso, no verão, o ideal é apostar em roupas mais “leves”, mais folgadas e de tecidos como o algodão, que deixa a pele “respirar”.

axilas Cuidados Com As Axilas no Verão!

Para completar, no verão o calor faz com que o suor seja em maior quantidade, e como a região é de “dobra”, a coisa complica, pois o pH do suor é mais ácido que o da pele e, portanto, mais agressivo.

Ou seja, se cuidar das axilas já é complicado no resto do ano, no verão o “bicho pega”!

De Olho na Depilação!

A depilação mais indicada para as axilas é a depilação a laser. Entretanto, nem todo mundo tem acesso e é preciso sim procurar opções mais baratas e seguras, como a lâmina e a cera (quente ou fria).

A discussão aqui gira em torno do seguinte questionamento: a lâmina é ou não mais agressiva que a cera?

Não existe muito consenso, mas a grande maioria sustenta que a lâmina é sim menos agressiva que a cera, principalmente se for a cera fria, mas, deve ser usada no sentido de crescimento do pelo.

Quanto aos cremes depilatórios, é notório que a grande maioria mancha a pele e por isso devem ser evitados!

Cuidado Com As Irritações e Alergias!

Parece desnecessário, mas vou falar: nas axilas a gente usa desodorante (livre de álcool, por favor!), não usa leite de rosas (é agressivo, contém álcool em excesso e pode irritar e escurecer a região!), não usa perfume e não usa talco. Entendido?

Desodorante que contém álcool deve ser evitado por vários motivos, já que irrita a pele, e essa irritação, que deixa a região mais sensível, somada ao atrito das roupas, ao calor e à umidade, pode acabar deixando a pele escurecida.

De modo geral, as versões em creme são as menos agressivas, pois dificilmente contém álcool, assim como a versão roll-on, que, entretanto, deve ser evitada por causa do possível acúmulo de fungos e/ou bactérias.

Optem sempre pelas versões sem perfume, sem álcool, que contenham ativos hidratantes, calmantes e sejam hipoalergênicas, pois essas versões não irritam e não ressecam a pele.

Vale lembrar que muita gente tem alergia a determinados ativos e não sabe. Por isso, se sentir algum tipo de reação quando usa desodorantes, se a pele irritar ou ficar vermelha, veja a possibilidade de usar produtos manipulados, que são os mais indicados para quem possui esse tipo de problema.

Ainda essa semana posto umas fórmulas para axilas, tá?

Beijos

Ju Lopes

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

destaques