Cuidados No Uso de Ácidos

Eu adoro usar ácido na pele, qualquer tipo, porque eles são efetivos e os resultados são rápidos, coisa fundamental pra quem não tem lá muita paciência de esperar 6 meses pra ver o produto fazer efeito.

Um efeito que gosto demais, e que é comum a quase todos os ácidos, é o tal do afinar a pele, já que  meu “couro” é grosso, e acho bonita demais uma pele fina e delicada. Pele de mocinha, sabe?

Pois sim, mas esse afinar a pele tem suas vantagens e desvantagens, já que, durante o uso dos ácidos, a pele fica mais sensível e, portanto, vulnerável aos raios ultra violeta, o que é uma temeridade.

Esse é um dos motivos pelo qual quem usa ácido precisa ter como amigo de infância o protetor solar, porque a pele, estando mais sensível, mais fina, mancha mais fácil.

E o pior é que, quando mancha, nesses casos, a mancha demora uma eternidade (mentira, nem é tanto assim…) pra sair.

cuidados uso acido retinoico Cuidados No  Uso de Ácidos

Foto: Reprodução

Sim, quase todos os ácidos são fotossensíveis, o que significa que eles estimulam a produção de melanina quando em contato direto com o sol. Ou seja: pode manchar!

O ideal, pra mim, é evitar ao máximo se expor ao sol, e jamais sair do banheiro sem filtro solar. Difícil a vida, né?

Outra coisa que a gente precisa ter cuidado quando está usando ácidos, é evitar o uso de produtos que  irritem a pele.

Como a pele fica mais sensível, qualquer coisa que tenha álcool, por exemplo, fica, no meu caso, vetado!

Recentemente testei um tônico facial que continha álcool ( Aii dona Avon, aiii se eu te pego!) e aconteceu um desastre: meu rosto ficou muito vermelho e super irritado, e eu , é claro, fiquei louca ( mais?).

Culpa do tônico? Não, culpa minha que, usando ácido retinóico, inventei de passar algo que irrita a pele.

Outra coisa importante, sobretudo em relação ao ácido retinóico, que é mais forte, é nunca usar o produto com a pele úmida ou logo após lavar o rosto, já que a pele úmida absorve muito mais o produto, o que pode causar mais irritação.

Cuidado com a quantidade de produto aplicado no rosto, que deve ser bem pouco, e cuidado, MUITO cuidado, com a concentração do ácido. É muito melhor começar com uma concentração mais baixa, pra ver como a pele reage. Acreditem, aqui, menos é mais!

Se a pele começar a descamar, formar bolhar ou ficar irritada suspenda o uso até que a pele volte ao normal. E quando voltar a usar, vá usando dia sim, dia não, até que a pele se “acostume”.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

3 comentários

  1. Je
    Publicado em 10/05/2012 às 17:18 [+]

    Eu tb sou amante dos ácidos, mais procuro usar sempre lenços umedecidos sem álcool para retirar a sujeira da pele e um sabonete liquido para o rosto tb. Vou sempre alternando o sabonete liquido, pois uso um com hidrante e outro para peles oleosas. E ácido dia sim outro não. Minha pele é mista e fina, mais tem algumas manchas de espinha. bjs

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. Marta
    Publicado em 04/11/2012 às 13:35 [+]

    Oi,usei uma combinação de ácidos de um protocolo de clareamento e minha pele manchou na hora,não sei o que fazer se puderem me ajudar.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  3. Rita
    Publicado em 21/02/2013 às 16:47 [+]

    Gostaria de saber se pode passar hidratante noturno em cima do ácido??

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede