Quando Começar a Usar Antirrugas?

Minha neurose antienvelhecimento continua! E, olha, tem dado certo, viu? Minha pele nem de longe parece o de uma “senhora” de trinta anos!

Bom, mas a pergunta que não quer calar é “quando começar a usar cremes antirrugas? Qual a hora certa? Aos 20, aos 30, aos 40? Eu sou da opinião que o melhor antirrugas que existe é o filtro solar, já que é ele quem garante a proteção contra os danos solares, que causam 80% do envelhecimento da pele. Então, partindo desse ponto de vista, tem que começar ainda criança! rs

Mas, deixando o filtro solar de lado, quando começar a usar aqueles cremes que contém ativos que barram/evitam o envelhecimento? A resposta pra isso depende da sua pele, e a pessoa mais recomendada pra analisar isso é o seu dermatologista, mas, de modo geral, os cuidados antirrugas devem começar aos trinta anos, sobretudo para aquelas pessoas que usam rotineiramente o filtro solar, pois quanto antes começamos a proteger a pele do sol, mais demoraremos para precisar de produtos anti-idade.

usar creme anti idade Quando Começar a Usar Antirrugas?

Aos 25 anos, em média, começamos a perceber diferença na textura e uniformidade da pele, pois é nessa época que começam a surgir as primeiras manchinhas, aquelas linhazinhas finas e uma certa flacidez. Mas isso depende também do tipo de pele, porque, por exemplo, a pele seca quase sempre apresenta esses sinais antes da pele oleosa. Nessa fase, o melhor é apostar em hidratantes específicos para o seu tipo de pele e em vitamina C, que faz mágicas na pele!

Alguns outros fatores podem determinar o uso antecipado de tratamentos antienvelhecimento, como o uso do cigarro, que é o “comedor” oficial do colágeno, o uso do álcool, distúrbios hormonais, sedentarismo e alimentação desequilibrada, bem como os fatores hereditários. Se você se identificou com alguns desses fatores acima, provavelmente precisará usar produtos para prevenir o envelhecimento antes dos trinta anos, pois esses são fatores que desencadeiam o envelhecimento da pele.

Em um post específico falarei sobre os inúmeros ativos anti-idade que existem, especificarei os que já usei, os que mais funcionam, os que prometem mundos e fundos e tal, mas, de mode geral, os melhores cremes anti-idade contêm ativos antioxidantes, para combater os radicais livres, vitaminas, colágeno ou substâncias que estimulem a sua produção, como a vitamina C, por exemplo, ácido hialurônico, que é um potente hidratante, retinol,  fatores de crescimento, ácido retinoico e  ácido glicólico, dentre outros.

O ácido retinoico – e já falei sobre várias vezes aqui – é um ativo tão antigo quanto eficiente, pois uniformiza a pele, estimula a produção de colágeno, evita o envelhecimento, reverte os danos causados pelo sol e rejuvenesce. O melhor de tudo é que é barato e, portanto, acessível! Mas, deve ser indicado e acompanhado por um dermatologista de confiança, pois, se não tomados os cuidados necessários, pode manchar a pele.

Meu conselho é investir desde cedo em um bom filtro solar, que contenha ativos antioxidantes, e em um creme com vitamina C. Aos menos até os 30 anos basta isso. A partir dos trinta entram outros produtos, mas falarei disso em outro post!

Beijos

Ju Lopes

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.2/10 (5 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede