Receitas com Óleo Essencial de Lavanda – Parte 1

Não imaginei que fosse receber tantos e-mails sobre aromaterapia, mas parece que vocês gostam das mesmas coisas que eu ( ôooo povo que tem bom gosto!kkkk)! A grande maioria dos e-mails pedia receitas e a forma correta de usar o óleo de lavanda. É impossível em um único post falar sobre tudo, mas aos poucos eu vou colocando todasss as receitas que eu sei de cada óleo essencial, certo?

Algumas receitas utilizam mais que um óleo essencial, mas eu preciso ressaltar que apesar deles parecerem pequenos (10 ml) e, por isso, caros, o uso é de gota em gota, o que faz com que cada vidrinho dure muitooooo.

A receita mais básica do óleo essencial de lavanda é para insônia. Basta aplicar uma gotinha nas têmporas e no pulso (a mesma gotinha) que a mente relaxa e o sono vem. Algumas pessoas preferem colocar uma gotinha no travesseiro, mas eu acho que na pele é mais efetivo. Fora que o cheirinho é tão bom que eu fico cheirando sem parar…rsrsr

Blog135 Receitas com Óleo Essencial de Lavanda    Parte 1

A aplicação de uma gota de lavanda nas têmporas ajuda também a aliviar dores de cabeça.

Para cólicas menstruais o uso pode ser feito de duas maneiras. A primeira é feita adicionando 10 gotas de O.E de lavanda em meio litro de água quente e usando uma compressa sobre a barriga por 15 minutos. A segunda é misturar 9 gotas de O.E de lavanda em 2 colheres ( de chá) ou 10 ml de óleo de amêndoas doces ( ou de semente de uva) e massagear a barriga.

Em queimaduras solares, pequenas queimaduras,  brotoejas ou irritações na pele ( pós depilatório etc) eu uso 9 gotas de O.E. de lavanda em 10 ml de água gelada e borrifo no local. Imediatamente o alívio vem, sabe? É muito bom! Pode-se substituir a água gelada por óleo de amêndoas, que é o que quase todo mundo usa, mas eu acho que o alívio vem mais rápido com a água fria.

Se a queimadura for extensa eu coloco 10 gotas de O.E. lavanda em meio litro de água e aplico sobre a região afetada com gaze ou um paninho limpo por 10 minutos.

A inalação do vapor de lavanda ( 200 ml de água fervendo + 5 gotas de O.E de lavanda) alivia a irritação na garganta e, junto com o óleo essencial de eucalipto ( + 5 gotas), é muito eficaz para acalmar a tosse.

Para dores musculares a receita básica são 9 gotas de óleo de lavanda para cada 10 ml de óleo vegetal ( amêndoas, semente de uva, etc.). Aqui várias misturas são possíveis, de forma que, dependendo do tipo de dor, pode-se acrescentar outros óleos essenciais (como alecrim, bergamota, laranja doce, tea tree).

No próximo post falarei sobre as receitas com lavanda para a pele (acne), os cabelos, a ansiedade e  outras coisinhas, tá?

Os óleos essenciais podem ser comprados  pela internet no I Am Natural Shop.

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

JULIANA LOPES – Baiana que detesta o calor, advogada, leonina até o último fio de cabelo, hiperativa, escreve sobre quase tudo e é viciada em cosméticos, maquiagem, livros, viagens e boas risadas. Já fez vários cursos, desde Astrologia a Feng Shui, seu hobby é escrever e ela dá pitacooo em tudo aqui no blog. Escreve nas colunas Saúde, Dieta, Beleza, Cabelos, Moda, Tamanho GG, Papo de Mulher, Livros e Tutorial de Maquiagem. E-mail: Julianalopes@patricinhaesperta.com.br

7 comentários

  1. Nay
    Publicado em 08/09/2011 às 22:33 [+]

    Jú…
    Muito obrigada por ter sido tão ágil com as informações. Nossa, vcs são dmais!!!
    Vou providênciar com urgência o óleo de lavanda e começar a usar para durmir.
    Estarei esperando anciosa o post pelas resceitas para a ansiedade e os cabelos tb, sempre bom né?! hehehe
    Estou adorando conhecer a aromaterapia!!!
    Beijos :)

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. Lilian Paiva
    Publicado em 21/09/2011 às 19:36 [+]

    Adoro lavanda. Tenho usado o hidratante e o sabonete da Jequiti de Lavanda, especialmente a noite. Tão relaxante !

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede