Atitudes que estragam seu cabelo

Falar como reverter os cabelos quebradiços, espigados e ressecados, é super comum e importante. Mas é preciso falar, também, das causas desses problemas. “Tem situações que as mulheres fazem sem saber que estão prejudicando o cabelo em vez de protegê-lo. Uma delas deixar o condicionador por muito tempo ou usar a máscara de tratamento como creme, sem enxaguar. Isso tudo só vai deixar as camadas escamas do cabelo abertas. Pois o condicionador e a máscara abrem as células para receber o tratamento e os nutrientes. Elas se fecham quando os produtos são retirados com água. Então, jamais deixe produtos com enxágue por um tempo maior que 20 minutos”, explica a cabeleireira Sandra Mara Todeschini, do Rio Grande do Sul.

Prender o cabelo depois do banho, com os fios ainda molhados, é uma das piores maneiras de quebrar o fio do cabelo. Isso porque o elástico prende e quebra a fibra, formando nós por todo o comprimento. Quando você solta, estará com os fios emaranhados.

De acordo com a profissional, lavar a cabeça muitas vezes e não deixar o couro cabeludo secar é sinal de perigo. “A umidade provoca fungos em qualquer região e no cabelo não seria diferente. Então, jamais lave o cabelo mais de uma vez por dia e tente passar mais de 24 horas sem molhá-lo. Esse é o tempo que a cabeça demora para secar totalmente”, afirma.

estraga cabelo Atitudes que estragam seu cabelo

E falando de cabelo molhado, outra ação que estraga muito os fios é fazer chapinha sem passar o secador antes. Chapinha no fio úmido é a mesma coisa que fritar seu cabelo. O calor, em contato com a água retida, queima o cabelo, que fica uma palha, resseca e quebra. “Se isso for feito com frequência, há riscos de queda de cabelo e pontas totalmente danificadas. É uma das piores atitudes que podem ser feitas para prejudicar o cabelo”, alerta Sandra.

Na praia… Todos os cuidados são poucos!

Sol e mar são ótimos, mas não para os cabelos. E nem pense em usar nos fios cremes de pentear ou máscaras de hidratação. De acordo com a profissional de beleza, eles não protegem os cabelos da exposição solar e do sal da água. “Elas não são feitos para isso. São feitos para tratar e não para prevenir. A única forma de proteger os cabelos é aplicar mecha por mecha um creme com proteção solar, que são específicos para proteger e tem melhor fixação e maior durabilidade que os outros produtos”, diz Sandra.

Mas, é obvio que não estamos falando para esquecer a hidratação. Deixar o cabelo sem ela é pedir para ter fios ressecados e sem brilho. “As mulheres que, por preguiça, não fazem hidratação, estão deixando de repor os nutrientes. Com o tempo, o cabelo fica sem vida. Fazer hidratação é reparar o que está faltando e equilibrar as camadas capilares com nutrientes”, explica.

E a última atitude que destrói o cabelo é ficar sem cortar. Se você passar mais de três meses sem aparar as pontas, vai se olhar no espelho e ver um cabelo espigado e sem brilho. Além do mais, as pontas ficam frágeis e com o passar do tempo, você não vai conseguir repará-las mesmo com hidratações. E cortar também significa dar mais força para o cabelo crescer de forma ordenada e com vida.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.9/10 (12 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 4 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede