Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratações caseiras para todos tipos de cabelos.

iStock 000035813232 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratações caseiras para todos tipos de cabelos

Trazer o efeito do salão para as madeixas é algo que muitos produtos prometem às mulheres. Isso porque queremos, a todo custo, ter fios sedosos, com movimento e brilho. E o melhor método para garantir aos cabelos esses efeitos é através da hidratação dos fios. Isso porque a hidratação tem o objetivo de repor a água que os cabelos tanto precisam e acabam perdendo por conta de fatores externos e naturais, como poluição, raios solares, vento e água dor mar. No entanto, escolhemos alguns métodos como aliados e eles também acabam desidratando mais ainda o cabelo, como a chapinha, as químicas, o secador e babyliss.

E, no meio dessa busca por um tratamento que dê mais vida e naturalidade às madeixas, achamos que, para ter cabelos hidratados, basta comprar o produto da moda e aplicar em toda extensão dos fios. E mesmo que façamos isso, não é garantido que o resultado seja igual ao da foto que vem no rótulo.

Isso porque esse efeito sedoso e cheio de movimento não surge como em um passe de mágica; muito pelo contrário, envolve muita dedicação e cuidados diários.

Um bom resultado de uma hidratação está associado a três fatores que, quando aplicados corretamente, podem dar o efeito que você tanto deseja para seus cabelos, até mesmo se feitos em casa, com tratamentos caseiros. Esses três fatores, que você deve lembrar sempre e usar como um mantra, são:

  • 1o Lavar bem o cabelo;
  • 2o Adequar a temperatura da água;
  • 3o Usar uma hidratação com princípios ativos potentes que atendam a necessidade dos seus cabelos.

Lembrando-se desses três fatores indispensáveis para uma boa hidratação e aplicando-os, você garante qualidade profissional às suas hidratações caseiras e estará pronta para devolver às suas fibras capilares o brilho natural.

iStock 000017357960 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Pré-requisitos para uma hidratação caseira

Pré-requisitos para uma hidratação caseira

Antes de dar início à hidratação caseira, você precisa higienizar o couro cabeludo, porque retirar as impurezas é imprescindível para remover toda a oleosidade. Para isso, a água deve estar morna, quase fria. Nunca opte pela água quente, pois, além de ressecar os fios e a pele, estimula o couro cabeludo a produzir mais oleosidade, deixando o cabelo com aspecto sujo.

Escolha o shampoo mais adequado para seu tipo de cabelo, aplique uma quantidade proporcional ao volume e ao tamanho dos seus fios. Em seguida, esfregue por toda a extensão dos cabelos e, na região da raiz, use a ponta dos dedos massagear até fazer muita espuma. E lembre-se: quanto mais espuma, mais limpo está ficando.

Na hora do enxague, não tenha pressa: certifique-se de que todo o shampoo foi removido para que, quando aplicar sua hidratação caseira, os princípios ativos possam agir em toda sua potencialidade. Posteriormente, seque os cabelos com uma toalha de rosto sem esfregar, para evitar o atrito dos fios que causa o frizz.

As hidratações caseiras necessitam de princípios ativos com alto teor hidratante, que podem ser encontrados nas algas marinhas, na lanolina, no pantenol e no aloe vera (mais conhecida como babosa). São substâncias que vão proporcionar maciez intensa aos cabelos, deixando-os mais saudáveis e maleáveis. Sua hidratação caseira não pode ser chamada assim se não tiver nenhum desses princípios ativos na composição. Então, preste bastante atenção.

iStock 000019894328 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratação capilar de maisena

Também conhecida como Touca de Gesso, essa hidratação capilar é bastante elogiada. O sucesso vem desde a década de 1940 e garante excelentes resultados tanto para quem tem cabelo liso quanto para as cacheadas.

Quem adere à hidratação com maisena, logo a coloca entre as hidratações caseiras preferidas.

Para incluí-la no seu Cronograma Capilar, basta agendar sua máscara de maisena para o dia da Hidratação.

Para essa receita você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • - 1 xícara de água filtrada para cabelos lisos ou 1 1?2 xícara para cabelo cacheado – 2 colheres de sopa de maisena (amido de milho)
  • - 1 colher de sobremesa de açúcar
  • - 1 colher de sobremesa de bepantol ou glicerina líquida
  • - 1 colher de sopa do seu creme de hidratação (cabelos lisos)e 2 colheres de sopa (para as cacheadas).

Modo de Preparo:

Coloque a água filtrada em uma panela e dissolva a maisena, mexendo bem. Deixe em fogo brando e continue mexendo até engrossar e adquirir consistência de mingau, só então desligue o fogo.
Aguarde de 5 a 7 minutos, para garantir que a mistura esfrie. Após esse período, acrescente o açúcar (será esse ingrediente o responsável por deixar os fios mais finos). Mexa bem e vá incluindo o bepantol (ou glicerina) e mexendo.

Por fim, acrescente o seu creme de hidratação e misture até ficar homogêneo. Nessa etapa, seu cabelo já deve estar lavado (seguindo as dicas deixadas no tópico Pré-requisitos para uma hidratação caseira).

Para aplicar a hidratação capilar de maisena nos cabelos, o ideal é separá-lo em mexas bem finas (mesmo se o cabelo for liso) e ir espalhando da metade dos fios em direção às pontas. Só depois, aplique da parte superior dos fios até o meio. Se o seu cabelo for cacheado, priorize as pontas, pois é a parte do cabelo que mais precisa ser hidratada. Aproveite esse momento em que aplica a hidratação para massagear os fios. Lembra-se da dica da temperatura, que é ideal para uma boa hidratação? Aqui é a hora de aplicá-la. Pegue uma toalha e umedeça com água bem quente e, em seguida, envolva essa mesma toalha nos cabelos com a hidratação de maisena. Esse processo facilita a absorção do tratamento pelos fios e potencializa a hidratação.

Deixe agir de 40 minutos a 1 hora e meia, de acordo com a necessidade do seu cabelo. Enxague apenas com água corrente, sem usar shampoo. Quando sentir que retirou toda a hidratação, passe o condicionador para selar os fios.

O resultado será um cabelo definido, com um brilho natural e redução do volume.

iStock 000014193851 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratação capilar com mel

Hidratação capilar com mel

Essa hidratação é perfeita para cabelos secos, opacos e quebradiços. Os benefícios do mel para os cabelos envolvem o aumento da maciez, redução da queda e aumento da elasticidade. Pode ser usada para qualquer tipo de cabelo. Isso porque o mel tem muitas vitaminas específicas para os cabelos.

Os ingredientes são:

  • - 2 colheres de mel
  • - 1?2 copo americano de água morna

Observação: se os cabelos tiverem muito volume, duplique a quantidade dos ingredientes para serem suficientes para suas madeixas.

Modo de aplicação:
Após higienizar os cabelos, dilua o mel na água morna e aplique em toda a extensão dos fios com um pincel de tintura.
Aplique abaixo da raiz, seguinte o critério das mexas finas para potencializar o efeito dessa hidratação.

Ao passo que vai aplicando a máscara, aproveite para massagear os cabelos. Essa hidratação é mais rápida e pode ficar abafada com uma touca por 30 minutos. Quando enxaguar, certifique-se que está retirando bem a hidratação dos seus fios. Condicione o cabelo e finalize.

iStock 000009063738 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratação capilar com leite

Hidratação capilar com leite

Se o seu cabelo estiver muito seco ao ponto de apresentar um aspecto desidratado mesmo quando acaba de ser lavado, a Hidratação com Leite é perfeita. Por ser rico em cálcio, ele solta os fios, o que dá um aspecto mais agradável tanto para quem tem cabelo liso quanto para quem tem cachos. Isso porque ele define os cachos ao mesmo tempo em que hidrata.

Confira o que você precisa para aderir a essa hidratação:

  • - leite para borrifar nos fios
  • ?- borrifador
  • - touca

Modo de aplicação:

Você pode testar o método que melhor dá resultado no seu cabelo, já que essa hidratação pode ser feita com o cabelo já higienizado e úmido ou ser aplicada diretamente nos cabelos secos. Aqueça o leite no micro-ondas até amornar, coloque no borrifador e aplique em toda a
extensão dos fios. Caso seus cabelos estejam higienizados, você pode usar um pente para espalhar melhor a hidratação entre os fios.
Agora, abafe com a touca por 30 minutos. Enxague bem e não esqueça o condicionador.

iStock 000033175798 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratação caseira com açúcar

Hidratação caseira com açúcar

Como havíamos adiantado, o açúcar afina os fios. Esse ingrediente tão comum nas cozinhas de muitos países, também faz sucesso quando associado a cremes de hidratação, pois garantem maciez e brilho. Isso porque o açúcar garante uma esfoliação nos fios ao mesmo tempo em que tem potencial hidratante.

Por isso, veja exatamente o que você precisa para deixar seus cabelos mais sedosos com a Hidratação associada ao poder do açúcar:

  • - 2 colheres de açúcar
  • - Creme de hidratação (seguindo a regra de 1 colher de sopa para cabelos lisos e o dobro para
    cabelos cacheados) – Yamasterol

Modo de aplicação:

Para essa hidratação é necessário lavar os cabelos e deixá-los bem limpos para iniciar a aplicação da mistura.
Misture o açúcar ao seu creme de hidratação e vá incluindo o Yamasterol que está de acordo com a condição do seu cabelo. Caso seus cabelos sejam quimicamente tratados, você precisa usar o Yamasterol branco e azul.

Com a máscara pronta, separe mecha a mecha do seu cabelo e aplique em cada uma delas. Coloque a touca e deixe por 20 minutos, no máximo 30.

Quando for remover a hidratação dos cabelos, não poupe esforços para retirar bem os grãozinhos de açúcar dos seus fios. Passe o condicionador e seque sem esfregar a toalha nos cabelos. Nunca esqueça ou subestime essa parte do processo de hidratação.

O resultado mais visível será a redução do volume, além de um brilho que mostrará que seu esforço em remover todo o açúcar valeu a pena.

iStock 000022029629 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratação capilar com babosa

Hidratação capilar com babosa

A mais afamada das hidratações caseiras, sem sombra de dúvida, é a Hidratação com Babosa
ou Aloe Vera. Essa planta é riquíssima em vitaminas, aminoácidos e minerais, o que justifica o sucesso que faz na cabeça das mulheres, literalmente.

Os resultados imediatos são: definição dos fios, fortalecimento do cabelo e potencial hidratante incontestável.

Você vai precisar de:

  • - 100 ml de água
  • - 1 folha de babosa

Modo de aplicação:

Retire o miolo transparente com uma colher (aquela parte gosmenta da folha) e coloque no liquidificador com as 100 ml de água.
Bata durante 5 minutos e despeje o conteúdo em um pote.
Com o cabelo já lavado apenas com shampoo, aplique nos fios com um pincel para não haver desperdício de produto, seguindo o critério de separar mecha a mecha.

Deixe nas madeixas por 30 minutos com a touca metálica. Evite a toalha porque a babosa, quando aplicada em cabelos claros, pode manchar.
Quando remover bem a hidratação e passar o condicionador nos fios, aproveite para desembaraçar os cabelos com os dedos.

iStock 000032736862 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratação caseira com azeite

Hidratação capilar com azeite

Você pode acreditar que as hidratações com azeites são as mais flexíveis, por causa da infinidade de opções que há: azeite de oliva, azeite de canola, de babaçu… Enfim, a lista é enorme.
Mas você deve prestar atenção, pois a maioria desses azeites é ideal para outro tipo de tratamento, que é a Nutrição.

Mas no caso do azeite de oliva temos uma exceção, pois além de ser rico em Ômega 3, que é um nutriente, também tem vitaminas K e D, que são excelentes hidratantes capilares. Por isso é recomendada para entrar nas listas das hidratações caseiras que prometem dar brilho aos cabelos, além de repor água. No entanto, todo cuidado é pouco. Especialistas alertam para evitar o uso da chapinha e do secador após a hidratação com azeite, pois o cabelo pode fritar caso essa sequência ocorra.

Agora que você já está alerta, vamos aos produtos necessários:

  • - 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • - 3 colheres de máscara de hidratação (tanto para cabelos lisos ou cacheados, pois o objetivo é diluir o azeite de oliva na composição do creme)

Modo de aplicação:

Essa hidratação não dispensa de jeito nenhum a lavagem dos cabelos com shampoo, por isso não pule essa etapa. Misture o azeite de oliva (levemente aquecido) à máscara hidratante e misture até diluir o azeite.

Espalhe pelos fios com ajuda de um pincel e evite a raiz dos cabelos.
Deixe nos cabelos por 30 minutos e não use toca para evitar qualquer dano aos seus fios.
Remova bem a hidratação dos fios e só quando sentir que saiu bem,passe o condicionador e finalize a lavagem.

Você sentirá o efeito em toda sua potencialidade caso esteja com os cabelos muito secos ou quebradiços.

iStock 000015926911 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratação caseira para cabelos quebradiços

Hidratação caseira para cabelos quebradiços

Agora, se seus fios estiverem quebrando com muita facilidade, você pode investir em 2 dicas de Hidratação Caseira que irão melhorar consideravelmente o aspecto dos seus cabelos.

1 – Máscara Capilar de Abacate

Use a Máscara de Abacate, uma fruta perfeita para cabelos danificados ou extremamente secos. Basta retirar o caroço descartando-o e usar uma banda da fruta. Acrescente duas colheres de sopa de azeite e metade de um limão, que você irá espremer até obter o suco.
Em um recipiente, misture os ingredientes. Por causa da consistência do abacate não há necessidade de incluir um creme hidratante nessa hidratação caseira.
Os cabelos precisam estar limpos e seguir o método de aplicação através das mechas, priorizando as pontas.

Não há necessidade de touca, por conta do limão que não pode ser aquecido para que não cause nenhuma queimadura no couro cabeludo.

2 – Máscara Capilar de Ovo

A Máscara de Ovo tem propriedades perfeitas para tratar cabelos danificados e ressecados.Basta uma gema de ovo misturada a gotas de óleo de e 200 ml de leite integral para garantir uma hidratação fantástica.
Misture todos os produtos até obter uma mistura homogênea. Aplique nos cabelos limpos por 20 ou 30 minutos e deixe agir com uma touca térmica.

O enxague deve ser bastante cuidadoso para dar conta de remover todos os resíduos da hidratação. Ao finalizar com o condicionador, você já pode agendar no seu Cronograma Capilar mais datas para repetir o processo, pois o resultado é potencializado a cada nova aplicação.

iStock 000028631144 Small Hidratações caseiras: saiba como fazer

Hidratação para cabelos crespos

Hidratação para cabelos crespos

Para cabelos crespos, opte por hidratações que ajudem a definir os fios e alinhá-los. A redução de volume é secundária e vai de acordo com o gosto de cada uma.

O importante priorizar as hidratações que fiquem abafadas com touca ou toalha umedecida para garantir maior potencialidade da ação dos produtos na extensão dos fios. Por isso, são ótimas as hidratações de maisena, de mel e até mesmo com açúcar e babosa. Garantir a aplicação das hidratações com mechas de tamanhos reduzidos é a melhor opção, por isso, quanto mais mechas, melhor.

Não tenha pressa, o trabalho para hidratar cabelos crespos é grande, mas a técnica do enluvamento, que se trata de aplicar a hidratação caseira ao mesmo tempo em que as madeixas são massageadas, traz ótimos resultados.

É importante quando se fala em hidratação caseira que haja cuidado redobrado antes de manipular os produtos. É necessário que se respeito a receita da máscara, bem como as dicas que auxiliam no passo-a-passo. Isso porque, como alertamos em algumas hidratações, deve-se prestar bastante atenção às reações dos produtos.

O objetivo das hidratações caseiras é que você consiga dar aos seus cabelos uma aparência hidratada e sedosa sem depender de um produto específico par isso. E que possa usar para todas as vantagens que as frutas, óleos, plantas e demais produtos naturais podem fornecer aos seus cabelos.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.1/10 (7 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +3 (from 3 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

destaques