Nutrindo Os Cabelos Com A Umectação Capilar – Parte 1

Falei em alguns posts que gosto de fazer reposição lipídica (nutrição capilar) com óleos vegetais através de uma umectação capilar e muitas meninas pediram pra ensinar e indicar os produtos.

Já havia até falado um pouquinho sobre isso lá no Cabelos Loiros (AQUI), mas não custa fazer um post completo que abarque todo tipo de cabelo, né?

A umectação nada mais é que o famoso banho de óleo, algo que era muito utilizado anos atrás e que as francesas fazem com regularidade até os dias de hoje.

Ela é indicada para cabelos crespos, afros, cacheados, quimicamente tratados, ressecados, alisados e cabelos que precisam de reposição de nutrientes (todos! hehehe).

O que a umectação faz é repor os nutrientes necessários para os fios ficarem saudáveis, deixando-os macios, soltos, hidratados, brilhosos e tratando as pontas duplas e ressecadas. Além disso, repõe a umidade natural e deixa o cabelo “controlado”, reduzindo o volume.

2011 12 022 Nutrindo Os Cabelos Com A Umectação Capilar   Parte 1

Pode-se fazer a umectação com vários tipos de óleo, que vou especificar as funções abaixo, mas antes é preciso levar em conta uma coisa: SÓ DEVE SER USADO ÓLEO VEGETAL PURO. É PROIBIDO O USO DE ÓLEO MINERAL!

Vou explicar o porquê…O óleo mineral não penetra e não trata o cabelo, a única coisa que ele faz é iludir a gente de que o cabelo está sendo tratado, maquiando e encapando os fios, então, por favor, só usem óleo vegetal PURO!

Se tiver qualquer menção a esses ativos no rótulo, por favor, não usem: óleo mineral, vaselina líquida, parafina líquida, mineral oilpetrolatumparaffinum liquidum. Outra coisa, o óleo tem que ser virgem ou extra virgem, que é quando ele foi prensado a frio,  extraído sem passar por refinamento e por mistura com outros óleos.

Eu, cismada que sou, pergunto logo assim pra saber se o óleo é puro mesmo: posso beber? Colocar na comida? Porque se tiver mistura com óleo mineral não pode ingerir, então…

2011 12 023 Nutrindo Os Cabelos Com A Umectação Capilar   Parte 1

Quais são os melhores óleos? Depende do resultado que você quer!

Óleo de Coco: Muito bom mesmo e deixa o cabelo com uma maciez incrível! É o que eu mais uso.

Óleo de Abacate: É um óleo rico em vitaminas, que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.

Óleo de Rícino: Fede demais, mas encorpa os fios como nenhum outro. É muito bom para caspas e revigora o couro cabeludo.

Óleo de Jojoba: Na verdade é uma cera muito rica em nutrientes que restauram e hidratam os fios. Melhora a caspa e estimula o crescimento capilar pois desobstrui e remove as impurezas do couro cabeludo.

Além desses, tem o óleo de amêndoas doces, óleo de semente de uva, óleo de gergelim, óleo de gérmen de trigo, óleo de argan, azeite de oliva (funciona muito bem!) ou as manteigas de cacau, de cupuaçu, de karité, dentre outras.

Amanhã dou referências de onde esses óleos podem ser comprados e ensino como fazer a umectação, tá?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.5/10 (2 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +4 (from 4 votes)

22 comentários

  1. Nikole
    Publicado em 02/12/2011 às 17:36 [+]

    Muito bom, oleo de coco+oleo de ricino+ fenogrego em po, realmente funciona contra qeda de cabelo, e ajuda cabelo creser rapiiidooo.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. Érica
    Publicado em 02/12/2011 às 19:15 [+]

    Ju, a um tempo atrás eu li num blog um post sobre umectação,tinha varias dicas.
    inclusive teve uma q me chamou a atenção!
    a ”fulana” dizia q uns minutos antes de usar o shampoo para lavar o cabelo,
    era bom passar qualquer oléo vegetal puro nos cabelos,
    para proteger os fios e blá,blá,blá… inclusive oléo de comida!!
    podia ser de girassol, soja, etc.Desde q fosse 100% puro.
    Isso é verdade???

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  3. Nikole
    Publicado em 03/12/2011 às 9:33 [+]

    eu anotei uma coisa:no cabelo tingido, a mistura que eu uso, parece que nao penetra fibra capilar, o cabelo fica lindo no raiz, mais o comprimento fica com frizz, resecado, sem corpo, sem forma.Usei essa mistura no cabelo natural, e o otra coisa!agora…Ju, queria perguntar, vc tem idea do que esta acontecendo, ja anoto uma diferenca no seu cabelo, caso vc costuma usar oleos no cabelo?!
    O que sera que esta acontecendo?sera que por causa ta cinta que “”veste” o cabelo, o oleo nao penetra??bom, agora so uso no raiz, e para massaagear o coro cabeludo, oleo de coco com ricino

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  4. Lívia
    Publicado em 05/12/2011 às 0:08 [+]

    Oi Ju!
    não vejo a hora de você falar das referências de onde esses óleos podem ser comprados e ensinar como fazer a umectação, estou SUPER curiosa e tenho uma duvida, oleo de Lavanda é bom pra cabelo?
    Beijinhos!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  5. Crislaine Job
    Publicado em 05/12/2011 às 8:54 [+]

    Ah que maravilha! Umectação é realmente tudo de bom!
    Depois que comecei fazer percebi a hidratação nos fios, principalmente quando durmo com o óleo no cabelo pra tirar no dia seguinte!
    Amei! Uma excelente dica!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  6. Maíra
    Publicado em 11/06/2012 às 10:10 [+]

    Encontrei um óleo prensado a frio de macadâmia! Vc sabe me dizer se o efeito deste também é legal??
    Bjx

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  7. Ju Lopes
    Publicado em 11/06/2012 às 10:19 [+]

    Com certeza!

    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  8. Maíra
    Publicado em 12/06/2012 às 1:54 [+]

    ;) Beleza … Hoje mesmo vou comprar!
    Virando fãzona deste blog. Todas as receitinhas e dicas de hidratação de vcs já estão super anotadas e sendo colocadas em prática. E bom que tudo acessível aos nossos bolsos!
    Parabéns!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  9. Caroline Duarte
    Publicado em 22/07/2012 às 15:10 [+]

    Oi, eu me interessei muito pelo óleo de ricino.. ele encorpa mesmo os fios?? Verdade mesmo? Pq eu sempre procuro isso e nunca encontro nada que funcione mesmo.. POsso misturar um pouquinho de óleo de argan pra mascarar o cheiro ??

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  10. patricia
    Publicado em 24/09/2012 às 10:22 [+]

    legal o post…uso o oleo de coco todos os dias antes de dormir, tiro no dia seguinte apos o almoço… meu cabelo tem ficado liso…estranho neh… e o legal é que ele embolava muito e agora ele não embola nem tem mais as pontas branquinhas como ficava

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  11. Renata Côrtes
    Publicado em 05/10/2012 às 16:44 [+]

    Olá!!
    Esses ativos que não podem ter nos óleo, vale também para as máscaras de tratamento???

    BJk

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  12. Renata Côrtes
    Publicado em 05/10/2012 às 16:51 [+]

    Noooooossa….. nos óleosssssss…… hehehe

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  13. Mary Ellen
    Publicado em 29/10/2012 às 14:56 [+]

    Boa tarde
    querida queria saber na onde que encontro esses óleos????
    por favor me de algumas dicas!
    estou precisando urgente.
    fiz californianas e minhas pontas estão super ressecadas!
    Obg.
    :D

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  14. Nayara
    Publicado em 19/11/2012 às 13:37 [+]

    Preciso de todos esses urgentemente rs!! Ju, adoro suas dicas, quase sempre são baratinhas e muito boas, gosto desse blog por isso! Beijos, continue sempre assim e muito sucesso!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  15. Deah#
    Publicado em 29/11/2012 às 21:27 [+]

    Jojoba tem no creme que eu comprei da yes …e é mito bom…vc poderia falar dele..qualqer dia! fikadik#..rs

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  16. diane
    Publicado em 19/01/2013 às 18:29 [+]

    esse oleo de ricino e aquele que a gente compra pra tomar como remedio?ou e um proprio para cabelo

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: +1 (from 1 vote)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede