Piolhos e lêndeas (parte 2)

piolho Piolhos e lêndeas (parte 2)

Foto reprodução

Continuando sobre os piolhos… Eles são super-resistentes e o mais importante na hora de começar a exterminar essas pragas é começar pelas lêndeas (ovos do piolho), elas são envolvidas por uma membrana altamente resistente e quando se fixam aos fios de cabelo são super difíceis de remover. Levam cerca de dez dias para se tornar piolhos adultos, e estes se alimentam de sangue humano o que faz com piquem constantemente o couro cabeludo, causando a insuportável coceira…

Sobre esses bichinhos tão chatos são vários os mitos e verdades que rondam as nossas cabeças, segue uma listinha com as principais dúvidas.

Pra ajudar a combater o corte de cabelo é um poderoso aliado = cortar ou mesmo raspar (no caso dos homens) elimina os piolhos e lêndeas que se espalharam pelo comprimento mas não acaba com os que estão no couro cabeludo, pra isso deve-se cortar mas continuar com a catação manual para uma eliminação eficiente.

Química mata piolho = tratamentos químicos modificam o ph das madeixas e ajudam a eliminar os piolhos mas não devem ser usados somente com o objetivo de exterminar esses bichinhos.

O piolho apenas anda sobre o couro cabeludo = o bichinho não pula e muito menos voa, o contagio se dá quando uma pessoa entra em contato com objeto infectado ou mesmo com o cabelo de alguém que esteja com piolho.

Quanto maior o comprimento do cabelo maior a chance de pegar piolho = porque a superfície de contagio é bem maior o que ajuda inclusive a acelerar a infestação, e consequentemente dificultar a cura.

Falta de higiene não causa piolho = ao contrário do que muita gente pensa os piolhos preferem cabelos limpos para se instalar, prova de que a infestação não ocorre por falta de asseio.

Outro importante aliado no combate a essa praga é o secador de cabelos, ele pode chegar a temperaturas bem altas o que acaba matando os piolhos. E no combate a infestação o pente fino é um importante aliado, juntamente com a catação manual, portanto, se o piolho surgiu, pente fino nele.

Beijos

Lili Nascimento
E-mail: aline@patricinhaesperta.com.br

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Envie sugestões de pauta para: redacao@patricinhaesperta.com.br

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede