Ponta dupla e ressecamento: é a mesma coisa?

Quem usa tinta, progressiva ou faz qualquer tipo de alisamento, sabe: cabelo assim precisa de cuidados antes, durante e depois da química. Mas, cá entre nós: quase sempre a gente se confunde com ponta dupla e cabelo ressecado. São dois problemas frequentes e diferentes um do outro. Para melhor entender o tratamento destas situações e quais os cuidados necessários na hora da tintura ou do alisamento, Renato Fuzz, embaixador de Wella Care e Wella Styling para a América Latina, respondeu as questões. Confira:

O que são as pontas duplas?
Pontas duplas ou tricoptilose, como são conhecidas pelos especialistas, ocorrem quando as cutículas externas do fio são destruídas, pelo calor, pelo excesso de sol ou pelas químicas. Isso faz com que cada fio de cabelo comece a “abrir” em duas ou mais pontas, principalmente da metade do comprimento para baixo.

Nos cabelos loiros, elas aparecem mais?
Não há indícios de que as diferentes cores naturais dos fios tenham influência sobre o aparecimento ou não de pontas duplas. No entanto, processos químicos, exposição a altas temperaturas, como excesso de chapinha e abusos mecânicos, como puxões, dobras, elásticos apertados, podem contribuir, sim, para o aparecimento do problema.

Qual a melhor forma de tratar esse problema?
Uma vez que as pontas duplas se instalam, é necessário cortar os cabelos. Pelo menos na área em que estão as pontas duplas. É importante também manter o cabelo hidratado e usar produtos que contenham queratina ou silicone na fórmula. Isso ajuda a minimizar o problema.

ressecamento ponta dupla Ponta dupla e ressecamento: é a mesma coisa?

Quais os melhores produtos?
Os melhores produtos são sempre aqueles que respeitam seu tipo de cabelo e seu ritmo de trabalho. Não adianta usar um xampu e condicionador que não seja apropriado para o seu problema. Com relação às pontas duplas, existem produtos que tratam os fios repondo nutrientes, fortalecendo o cabelo e evitando que as pontas duplas apareçam de forma frequente.

Outro problema frequente nos cabelos das mulheres é o ressecamento. O que causa o ressecamento?
O ressecamento é causado pela retirada excessiva da oleosidade natural dos cabelos, além de todos os outros fatores possíveis, como exposição ao sol, químicas e calor em excesso.

Como tratar o ressecamento?
Evitando banhos muito quentes, o uso de shampoos não adequados, lavagens diárias e abusos químicos. Importante considerar também a alimentação, a qualidade do sono e nutrição.

Como é o procedimento ideal para melhorar esse aspecto?
Existem produtos fantásticos para isso, por exemplo: Hair Ends Elixir by Wella Professionals. Ele hidrata de forma profunda e consegue devolver aos fios esses nutrientes que foram perdidos.

Os cabelos loiros merecem um cuidado especial? Qual?
Se este cabelo claro for resultado de uma química, estes fios precisarão de cuidados especiais, devido à agressão sofrida pelo clareamento. A tinta retira muitos nutrientes do fio. Sugiro uso de xampu e condicionador adequados, água em temperatura morna, uma rotina de cuidados regulares e o uso de leave-in para que a estrutura e o brilho sejam mantidos e ampliados.

Quais os cuidados que as mulheres devem ter antes do alisamento?
Tratamento intenso dos fios pré, durante e pós-alisamento. Com máscaras, cremes, e leave-in de uso diário. Isso evita o ressecamento e o a falta de brilho do fio.

E depois desse processo? Como cuidar?
A recomendação para os cuidados com os fios são bastante similares, no entanto, é de suma importância fazer o diagnóstico correto para estabelecer os pontos de atenção.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 5.8/10 (4 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede