Colesterol alto? Saiba o que evitar e o que comer!

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Meninas,

Para evitar o colesterol alto é preciso ter uma vida saudável, com uma alimentação balanceada e atividades físicas. Além disso, é preciso largar o cigarro e, se for o caso, perder alguns quilos, pois o excesso de peso aumenta o risco de doenças do coração e sofrer derrame.

Alimentos que Ajudam a Melhorar o Colesterol Ruim Como Diminuir o LDL Colesterol alto? Saiba o que evitar e o que comer!

Foto: Reprodução

Para baixar o colesterol é preciso diminuir o consumo de gordura saturada e trans, aumentar o consumo de fibras solúveis e aumentar o consumo de ômegas (ácidos graxos polinsaturados). O colesterol está presente em gorduras animais, por isso, dê preferência a gorduras vegetais e azeite de oliva, de canola e de sementes (óleo de milho, óleo de oliva, óleo de girassol, óleo de soja).

É preciso também fazer substituições inteligentes como em vez de fritar, o melhor é assar, grelhar ou cozinhar,  diminuir a quantidade de sódio ingerida (sal) e o consumo de produtos industrializados, como refrigerantes, enlatados e embutidos, bem como EVITAR os alimentos abaixo, que são as principais fontes de colesterol:

  • bacon ou toucinho
  • pele de aves
  • torresmo
  • manteiga, creme de leite, leite condensado, achocolatados e nata
  • CORTE frituras da alimentação, mesmo se feitas com óleo vegetal
  • salsicha, salame, mortadela e lingüiça
  • miúdos de boi e aves (fígado, coração)
  • frutos do mar
  • carne vermelha gorda
  • doces e sorvetes cremosos
  • biscoitos amanteigados e recheados, salgados
  • queijos amarelados ( trocar por queijo branco, como ricota e cotage)
  • leite integral
  • maioneses e molhos prontos
alimentos Colesterol alto? Saiba o que evitar e o que comer!

Foto: Reprodução

Para prevenir ou diminuir o colesterol, o ideal é consumir carnes brancas (peixe e frango sem pele) e diminuir o consumo de carnes em geral, aumentar o consumo de fibras solúveis, frutas frescas, verduras, cereais, leguminosas bem como consumir alimentos ricos em ômegas, como sardinha, bacalhau e salmão. Dê preferência a iogurte desnatado, leite desnatado ou de soja, pão e arroz integral, além de aumentar a ingestão de água e moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Pesquisas apontam que o consumo diário de aveia é fundamental para baixar o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, bem como o abacate e a linhaça, que também funcionam.

Dizem que o ovo deve ser evitado, mas pesquisas comprovaram que ele não aumenta o colesterol. Seu consumo deve ser apenas moderado e deve ser dada preferência a comê-lo cozido. Quem quiser saber mais obre o ovo, é só ler AQUI.

Essas dicas e esses alimentos são comprovadamente eficientes no auxilio na redução do colesterol, mas como já foi dito, é importante também manter uma rotina de atividades físicas e hábitos saudáveis, bem como a prevenção e o controle do colesterol, que irão proporcionar uma vida de qualidade e livre de doenças e complicações.

Beijos!!

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

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8 comentários

  1. Maristela Morais
    Publicado em 14/02/2012 às 11:48 [+]

    Ola ungida do Papis, td bem?
    Ja mandei esse post aqui p/ uma amiga, pois ela mesmo sendo magérrima e linda, foi ao médico essa semana e descobriu que está com uma taxa altíssima de colesterol.
    Ficamos todas boquiabertas… Mas foi bom, p/ todas nós começarmos a nos cuidar ;)
    Obrigada por sempre nos manter informadas e clarooo por sempre nos dar chance de participar de sorteios BAPHONICOS aqui no blog rsrsrs
    kiss
    paz

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  2. QUESIA
    Publicado em 14/02/2012 às 12:42 [+]

    NOOSSA AI EU CHORO CHORO CHOOOOOOORO
    TANTA COISA GOSTOSA Q EU COMO
    E PENSAR EM DEIXAR TUDO ISSO P COMER COISAS SEM MUITA GRAÇA!

    MEU ESPOSO UM DIA DESSES ENTUPIU A GELADEIRA DE FRUTAS E VERDURAS
    EU TIVE Q COMER TUDO RS HÔ DÓ

    EU AS VEZES ME OBRIGO A COMER COISAS SAUDÁVEL
    MAIS EU N DESGRUDO DO MEU SORVETE TODOS OS DIAS COM CALDA E MAIS CALDAS DE CHOCOLATE, MORANGO
    MINHAS BARRINHA DE CHOCOLATE CAIXA DE CHOCOLATE PIPOCA COM LEITE CONDENSADO,
    CACHORRO QUENTE COM BATATA PALHA
    EITA Q EU TOU FERRADA MESMO

    PÃO COM MANTEIGA, PATÊ E MUITO QUEIJO

    NESCAU…COCA COLA…HUM…É MUITA TORTURA

    MENINA OBSERVANDO ESSA SUA LISTA EU ESTOU TODA ERRADA

    NA VERDADE EU SEMPRE SOUBE MAIS N DOU O BRAÇO A TORCER

    MAIS JÁ MELHOREI MUITO
    EU JÁ TIREI MUITA GULOSEIMA
    EU COMIA MUITO BATATINHA FRITA
    PIPOCA DE SUPERMERCADO
    FRITURAS, MUITO PASTEL,
    TORTA COM BASTANTE CHOCOLATE

    JÁ TIREI TUDO ISSO….
    AGORA NO LUGAR DISTO COLOQUEI MUITA FRUTA
    E IOGURTE APESAR DE N GOSTAR MUITO DE IOGURTE
    MEU ESPOSO COLOCA NO CARRINHO POR SER SAUDÁVEL
    MAIS DAQUI PRO FINAL DO ANO EU VOU ME LIBERTAR DESTES MAL COSTUME…RS

    ADOREI O POST MUITO MESMO É SEMPRE BOM NOS EDUCAR P ESTARMOS SAUDÁVEL TODO O TEMPO E PROLONGAR NOSSA VIDA AQUI NA TERRA RS

    VALEU MUITO PELO POST, COMO SEMPRE ARRASANDO…BJINHOS S2

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  3. Amanda
    Publicado em 14/02/2012 às 17:44 [+]

    Oi Maristela,
    Então! Muita gente pensa que magrinhos não tem colesterol alto, né! Ter ou não o colesterol em excesso depende mais dos hábitos alimentares do que do peso, por isso, é sempre bom ficar atenta a esse detalhe, rs.
    Bjos

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  4. Amanda
    Publicado em 14/02/2012 às 17:51 [+]

    Oi Quesia, eu seeeeeeeeei,eu seeeeeei como é duro, rs, estou passando por isso. É difícil largar tudo o que a gente gosta de comer, nossas besteiras queridas, mas na verdade, é uma questão de adaptação, pois nosso paladar se acostuma com os sabores. Mesmo que ache ruim, continue comendo frutas e verduras, passe a usar a aveia na alimentação (pelo menos 1x por dia), água de coco, substitua salgados fritos por assados, queijo amarelo por branco, presunto light, chocolate por aquelas barras de cereais,aumenta o consumo de peixes e por ai vai. As outras coisas, as besteiras, rs, você pode escolher um dia na semana para beber refri, ou para comer um chocolate, um cachorro quente… ou seja, não é parar de comer, mas diminuir a quantidade e administrar isso. É uma tortura, eu sei, rs. Pizza e lasanha, só uma vez no mês e só um pedaço. Ai ai, mas força ai, que é melhor ter saúde, né?? rs
    Beijão!!!

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  5. QUESIA
    Publicado em 16/02/2012 às 11:38 [+]

    rs AMANDA QUERIDA VC CHEGOU NO MEU PONTO FRACO É TUDO O Q EU N GOSTO AVEIA EU ODEIO, QUEIJO BRANCO ECA MUITO RUIM, MAIS EU VOU TENTAR SEGUIR O SEU CONSELHO…RS…
    MAIS CONSIGO ENTENDER Q VC ESTA CERTÍSSIMA…RS…;D…AI QUE DÔ QUE DÔ QUE DÔ…RS
    BJINHOS S2

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