Como Manter A Dieta Comendo Em Self Service?

Adaptar a dieta aos hábitos diários é indispensável para o sucesso do processo de emagrecimento. Como boa parte da população faz as refeições, sobretudo o almoço, fora de casa, em self services, é fundamental aprender a adequar os pratos e alimentos permitidos aos alimentos disponíveis nesse tipo de restaurante.

Antes de começar, analise todos os pratos disponíveis, veja quais opções podem entrar no seu cardápio e, dentro dessas opções, quais seriam os menos calóricos. Esse é um truque bom, também, para não comer mais do que se deve, pois, sem olhar tudo o que tem disponível, a tendência é sair colocando um pouquinho de cada coisa, o que deixa o prato parecendo uma montanha!

Comece Pelas Saladas!

O ideal é começar pelas saladas, que são, teoricamente, as opções mais leves, saudáveis e menos calóricas. Aqui, dá pra encher o prato, mas é preciso saber escolher quais tipos de salada comer para emagrecer, pois algumas saladas são verdadeiras bombas calóricas! Optem sempre pelas  folhas (rúcula, alface, espinafre etc), pelos vegetais e verduras cruas, sem molhos ou condimentos. Salada com maionese, creme de leite, bacon ou similares devem ser evitadas, pois contêm muitas calorias e acabam engordando.

selfservice Como Manter A Dieta Comendo Em Self Service?

Para temperar a salada, vá de vinagre (o balsâmico dá um gosto todo especial!), azeite de oliva extra virgem (em pequenas quantidades), limão, mostarda, ervas e especiarias. E nem pensar em temperar a salada com molhos industrializados, que são ricos em sódio, conservantes, corantes e muitas calorias.

Carnes Magras, Por Favor!

As carnes fritas são altamente calórica e ricas em gorduras, o que não é nada bom para quem deseja perder peso. Prefira as versões “magrinhas”, sem gordura aparente e, de preferência, grelhadas ou assadas sem óleo.

Peixes são ótimos, mas grelhados ou assados (sem óleo!). Moqueca de peixe, ensopado de peixe ou qualquer coisa que leve dendê é proibido!

Massas

O problema das massas reside nos molhos, e como ninguém come massa sem molho, o melhor é evitar! Alho e óleo nem pensar, porque engorda que é uma beleza! Além disso, nada de queijos, presuntos e similares, o que exclui as lasanhas e tortas diversas.

Arroz: Sim Ou Não?

Arroz é um ótimo alimento, mas é o arroz integral, no máximo o branco, mas sem “enfeites”. Ou seja, nada de milho verde, ervilha, queijo, presunto, ovo e coisas do tipo.

Feijão Pode?

Pode e deve, mas é o feijão, não é a feijoada e nem o feijão tropeiro, rico em bacon, jabá e gorduras. Ah, as versões que contêm farinha também são proibidas.

Sobremesa Pode?

Para quem não consegue ficar sem um docinho após o almoço, as opções saudáveis nos restaurantes self service são escassas, pois o que mais se vê nesses lugares são pudins, pavês, tortas geladas e similares.  O ideal é optar pela gelatina ou por frutas frescas, da estação preferencialmente.

Refrigerante ou Suco?

Os refrigerantes zero são menos calóricos que os sucos, mas são ricos em sódio e adoçantes que comprovadamente levam ao aumento de peso. Assim, escolham sucos mais “leves” e menos calóricos, como o de limão, que é refrescante e pobre em calorias.

Beijos

Ju Lopes

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede