Os Perigos da Dieta da USP

CLIQUE AQUI PARA RECEBER DICAS DO PATRICINHA ESPERTA NO SEU EMAIL

Tempos atrás postei aqui sobre a dieta da USP, inclusive o cardápio, e desde então recebo muitos comentários de meninas que seguem a dieta e emagrecem rapidamente. A coisa é mesmo uma “febre” e quem precisa perder peso rápido tem se jogado com força, já que ela promete a perda de até 15kg em 15 dias com um cardápio restrito a proteínas.

De acordo com as informações veiculadas, a dieta tem duração de quinze dias, com um intervalo de 1 dia entre uma semana e outra (ou um ciclo e outro), sendo que nesse dia pode comer tudo que quiser.

E o que se come nesses 15 dias? Café, biscoito de água e sal, ovos, peixes, frango, queijo branco, vagem, cenoura, carne vermelha, ervas, tomate, limão e presuntos, dentre outras poucas coisas. Água, chá e café são liberados sempre, desde que sejam sem açúcar, e as bebidas alcoólicas são proibidas.

Diante desse quadro de dieta hipocalórica e de restrição de grupo alimentar, vem a pergunta: quais são os danos que ela causa? Sim, porque para eliminar até 15 quilos em 15 dias ela deve fazer muito estrago!

Analisando o cardápio

A dieta da USP contém proteínas, líquidos e gorduras. Só. Há, em algumas refeições, saladas e frutas, em quantidades reduzidas, mas a base da dieta é puramente proteica. E é justamente isso que faz com que o organismo pare de queimar carboidrato e comece  a queimar a massa magra para ter a energia que precisa para funcionar. Perde-se, aqui, muito líquido, muito músculo e gordura, o que é péssimo para o organismo, que fica fraco.

ovo Os Perigos da Dieta da USP

Poucas calorias, cardápio fixo e jejum prolongado: trio do mau!

Na dieta da USP são feitas três refeições por dia, que são o café da manhã, o almoço e a janta, o que leva o organismo a ficar muito tempo em “jejum”, fazendo com que o metabolismo funcione lentamente, o gasto calórico basal seja reduzido e, para completar, a sensação de fome seja potencializada.

Como o cardápio é fixo e não dá margem a substituições, é alto o índice de desistência, seguido de ataques de gula, porque ninguém aguenta ficar muito tempo comendo as mesmas coisas. O organismo “pede” variedade e, quando não atendido, ele reage!

Além disso, a dieta é MUITO pobre em calorias e isso não significa quilos a menos, pois o organismo entra em estado de alerta e passa a queimar calorias de forma mais lenta, então, além de passar fome, você vai emagrecer mais lentamente.

Adoçantes Não São Uma Boa Ideia!

Já falei MUITAS vezes por aqui dos perigos dos adoçantes e o seu consumo exacerbado, e como é defendido na dieta da USP é um problema. Isso porque o consumo de adoçantes, em especial do aspartame (o mais utilizado), libera na corrente sanguínea a fenilalanina, substância que, quando em altos teores,  causa dores de cabeça, aumenta o risco de infartos, causa depressão e pode causar esquizofrenia.

No próximo post falo sobre os  demais problemas causados por essa dieta, incluindo os efeitos colaterais e a recuperação, quase sempre maior, dos quilos perdidos!

Beijos

Ju Lopes

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede