Entrevista Com Mariana Oliveira Com Super Dicas Para Cabelos

CLIQUE AQUI PARA RECEBER DICAS DO PATRICINHA ESPERTA NO SEU EMAIL

Meninas,

Publiquei essa entrevista lá no Cabelos Loiros, mas como acho que super interessa para todas nós resolvi republicar aqui, certo?

Inicialmente ela dá dicas para cabelos loiros, mas na verdade algumas dessas dicas podem servir para todas nós!

A entrevistada é Mariana Oliveira, cabeleireira especialista em loiros. Vamos conferir?

1- Quais são os maiores problemas dos cabelos loiros?

Ju, o cabelo loiro sofre mais do que qualquer outro cabelo tinturado pois o processo de descoloração é agressivo e ele possui uma quantidade de melanina inferior às outras cores de cabelo, o que resulta em uma fragilidade maior. Por causa dessa maior fragilidade é preciso intensificar os cuidados para evitar que o cabelo fragilize ainda mais e venha a quebrar e até cair.

Mas voltando a sua pergunta, o cabelo loiro possui cinco principais problemas:

2-Existem meios de combater esses problemas? Eles podem ser realizados em casa ou somente no salão?

Hoje todos esses problemas podem ser tratados com os procedimentos certos, que precisam ser aplicados da maneira certa e no momento certo, por isso é recomendado que um profissional avalie o estado dos cabelos para saber do que exatamente ele está precisando. Falo isso pois o tratamento, por melhor que seja, só irá surtir efeito se fornecer ao cabelo o que ele precisa.

Isso significa que se o profissional avaliar o cabelo e indicar produtos para uso caseiro, eles farão efeito sim.

2011 10 312 Entrevista Com Mariana Oliveira Com Super Dicas Para Cabelos

Hoje existem inúmeros produtos com ativos concentrados específicos para uso em casa que apresentam resultados bastante similares com os produtos usados nos salões, desde que usados pelo tempo indicado e na forma adequada.

 3- Como combater o ressecamento dos fios loiros?

O cabelo fica ressecado devido às agressões sofridas nos processos de tintura, de química e também por causa do desgaste diário, já que o cabelo fica submetido aos raios solares e à poluição durante todo o tempo sem nenhuma proteção.

Todas essas egressões danificam a fibra capilar e abre as escamas, o que faz com que os fios percam água e nutrientes, gerando o ressecamento.

hidratação repõe a água perdida durante os processos químicos e garante a elasticidade do cabelo, de forma que é indicado, sobretudo em cabelos que passam por luzes e tinturas freqüentes, uma periodicidade maior nas hidratações e com produtos hidratantes e repositores de aminoácidos, para proporcionar beleza aos fios.

Cabelo loiro precisa de hidratação semanal e precisa também que os cuidados diários ajudem a manter essa hidratação.

Independente de marcas eu sempre peço que minhas clientes observem os ingredientes dos produtos e escolham os quem contêm pantenol, aminoácidos de queratina e  proteína de trigo para repor diariamente o que o cabelo possa perder.

4- É possível evitar a fragilidade dos fios?

Veja bem Ju, para descolorir o cabelo usa-se amônia, que é um produto que danifica a fibra capilar e fragiliza o cabelo.

O importante aqui é verificar, antes de colorir, se o cabelo agüenta ou não a química. Se o cabelo estiver fraco é preciso repor proteína antes de colorir para evitar que os fios fiquem ainda mais frágeis e quebrem.

Eu costumo fazer um choque de queratina antes de colorir para evitar que os fios fiquem frágeis e o efeito é sempre satisfatório.

Falo sempre que colorir cabelo é trabalho de colorista porque o uso de descolorantes sem qualidade fragilizam ainda mais um cabelo que já tende a ser fragilizado.

2011 10 313 Entrevista Com Mariana Oliveira Com Super Dicas Para Cabelos

Boas opções de descolorantes são o Platine Precision e o Supermeches. O Platine Precision, da L`Oréal, não agride tanto os fios e abre até 7 tons. O Supermeches abre até 5 tons, é bom para platinar  e é de qualidade superior a grande maioria dos produtos normalmente usados.

No geral a dica é “ se não quer que o cabelo fragilize, trate antes, durante de após a coloração”.

5- Porque os fios loiros são menos brilhosos? Existe algum produto que realce o brilho desse tipo de cabelo?

Ju, o problema da falta de brilho é comum a qualquer cabelo descolorido ou tinturado, pois há um maior desgaste das cutículas capilares que ficam mais fragilizadas, sensibilizadas, e, justamente por isso, não refletem a luz tão bem quanto os cabelos que não passaram pelo processo de tintura ou coloração.

Mas como as tinturas utilizadas para descolorir os fios são mais agressivas do que para escurecer, com certeza  as cutículas dos fios loiros sofrem muito mais e quanto mais claro for o loiro maior o desgaste da fibra capilar, pois maior será a quantidade de amônia utilizada para abrir a cor.

Como a amônia possui um pH alcalino, ela provoca a porosidade e abre a escama dos fios. Para sanar esse problema, é preciso estabilizar o pH e selar as cutículas. Aí sim o cabelo vai espelhar luminosidade e brilhar.

Por isso, é essencial que após qualquer processo químico seja utilizado um estabilizador de pH. No salão eu uso muito  o Avlon Ferm Conditioning Neutralizing Lotion.

Um produto de uso caseiro que potencializa, e muito, o brilho do cabelo é o óleo de argan.

6-  Porque o cabelo perde proteínas e como repô-las?

O cabelo é composto, basicamente, de queratina (proteína). Os processos químicos ( todos eles) danificam a cutícula e fazem com que o cabelo perca massa (proteínas).

Não só os processos químicos causam perda de massa capilar, mas também o excesso de sol, o uso de secadores e chapinhas, e inúmeros outros processos físicos e ambientais.

Quando isso ocorre, o cabelo fica frágil, sem elasticidade, se rompe com facilidade, ficam finos e opacos.

Nesse caso, é preciso repor massa capilar. Como se faz isso? Com produtos e tratamentos que reponham proteínas, como as cauterizações.

Para uso em casa a melhor máscara do mercado é a Age Recharge, da Kérastase. Ela é um pouco cara, mas repõe divinamente a massa e fortalece os fios. É um pronto socorro do cabelo.

7- O que fazer para evitar o efeito amarelado/ alaranjado/ esverdeado?

É comum que logo após a coloração os fios comecem a ficar com a cor variando entre amarelo e laranja. Isso tem muito a ver com o fundo de coloração, mas também com os danos provocados pela descoloração.

Como falei acima, a amônia e os descolorantes acarretam em perda de massa capilar, fragilizam os fios e deixam o cabelo poroso, o que facilita a absorção de substâncias e pigmentos que interferem na cor do cabelo.

Além disso, é comum que ocorra a oxidação da coloração, o que altera a cor dos fios.

É possível evitar isso tratando os cabelos, repondo queratina e líquidos.

Shampoos com pigmentos azuis e violetas também são boas apostas, mas indispensáveis mesmo são os produtos específicos para manutenção da cor, como shampoos e máscaras adequadas.

8- Quais produtos você mais indica para suas clientes?

Ju, independende da cor do cabelo, eu indico bastante  a máscara da Kerastase, que falei antes, pois ela reconstrói o cabelo como nenhuma outra.

A linha Keracare Intensive Restorative, da Avlon, também tem um retorno muito positivo já que as clientes gostam bastante do efeito restaurador e fortalecedor dos produtos dessa linha, sobretudo da máscara.

Shampoos, condicionadores e finalizadores especificos eu também recomendo, tendo uma boa saída os da Matrix e da Avlon.

O óleo de argan da Inoar, da Avlon e do Moroccanoil são muito bons também e ajudam a manter a saúde dos fios. Cito esses produtos com base no retorno que tenho das clientes,  que sempre se mostram satisfeitas com os mesmos, mas existem outros, que posso indicar em outra ocasião.

Os produtos indicados são facilmente encontrados em lojas virtuais e também estão disponíveis na Quero Muito, quem tiver interesse basta enviar um e-mail, tá?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

4 comentários

  1. Mônica Mendes
    Publicado em 01/11/2011 às 8:52 [+]

    ai cada dica maravilhosaaaaaa, amo meus cabelos loiros e nao trocaria eles por nada nesse mundo hahahaha
    muitoooooooooooo obrigada pelas dicas!!!!! vcs estão de parabénssssssss
    bjusssssssssssssss

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. Camila
    Publicado em 01/11/2011 às 21:17 [+]

    depois que fikei platinada ,o meu cabelo fikou um
    desaaaasssstttrrreeeeeeee,mas seguindo alguns conselhos de produtos
    e tratamentos aki do blog e a do cabelos loiros
    estou salva pela santa platinada das graças!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  3. Andrea
    Publicado em 12/12/2011 às 15:09 [+]

    OI,na verdade tinha os meus cabelos sem pintar a 1 ano ,praticamente ja estava virgem,inventei de fzr um reflexo que não ficasse marcado mas a cabelereira deixou muiito mais muito longe da raíz,e descoloriu totalmente meu cabelo,ficou branco ,esses dias fui e comprei uma tinta 9,01 e passei no cabelo todo…JESUSSSS….to com a raíz laranja ,marron sei la que cor foi essa rsrsrsrs….o comprimento até q ficou bom sei que com duas lavadas esse tom meio cinza escuro vai sair…mas e agora o que me aconselha a fzr??? pior que daqui a 12 dias irei fzr uma viagem para um lugar de praia por favor me salva!!!!!!

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede