Os perigos do álcool

Oi meninas!!

Finalmente o fim de semana chegou! Chegou a hora de descarregar o estresse da semana e nada melhor do que dar aquela voltinha com o companheiro ou ir àquela mega festa com as amigas e beber algumas cervejinhas. Ooopa! Meninas, cuidado com o álcool em excesso viu, pois o álcool é um grande vilão da saúde da mulher.

alcool Os perigos do álcool

Quando as mulheres se tornaram independentes e ingressaram no mercado de trabalho, elas começaram a sofrer pressões, cobranças e sobrecarga de papéis. Assim, o uso do álcool como válvula de escape do estresse deixou de ser um mal exclusivo do homem e passou a fazer parte do cotidiano feminino. Além disso, com o tempo, o álcool foi se tornando o principal meio de aceitação social, por isso a idéia de que é normal beber “socialmente”.

Nas mulheres, o uso de álcool está fortemente ligado ao afeto, tentando aliviar estresse, sintomas depressivos ou até mesmo deixar a timidez de lado e se sentir mais desinibida diante das pessoas. A cada ano aumenta a quantidade de mulheres que bebem excessivamente e, o pior de tudo, cada vez mais cedo.

É claro que as mulheres podem agüentar beber a mesma quantidade de álcool que os homens, mas os efeitos são muito, muito piores na mulher, pois o corpo feminino possui menos água, assim o álcool fica mais concentrado no sangue, favorecendo o agravamento dos efeitos. Além disso, a mulher possui mais tecido gorduroso e sofre variações hormonais e na absorção do álcool no período menstrual. Tudo isso faz com que a mulher fique embriagada mais rápido que o homem.

Sem falar que, como já disse no post passado, as mulheres são mais suscetíveis à depressão e muitas delas fazem uso do álcool, piorando ainda mais os sintomas. Sabe quando depois que você já está bem bêbada e bate aquela deprê, aquele choro? Isso acontece por que o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central.

alcool  Os perigos do álcool

Quanto à saúde, mulheres que bebem em excesso estão muito mais sujeitas a problemas hepáticos, câncer de mama, abusos sexuais, sexo desprotegido, violência, efeitos negativos sobre o casamento, o desenvolvimento dos filhos e até mesmo provocar uma queda no desempenho no trabalho.

Então meninas, se divirtam sem excessos. Nada é mais divertido do que ter a vida inteira pela frente com muita saúde!

 

Amanda

Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

2 comentários

  1. camila
    Publicado em 08/10/2011 às 21:33 [+]

    gosto de sair com minhas amigas e beber tudo fika ótimo mas depois começa
    a vir uma deprê imensa e o choro é incontrolavél.. e depois no dia seguinte akela
    ressaca de derrubar a pesssoa e fora o gosto ruim na boca depois deste post vou
    pensar 2 vezes antes de beber

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. Amanda
    Publicado em 09/10/2011 às 20:57 [+]

    Camila, é muito comum afogar as mágoas no álcool, mas é um comportamento destrutivo e que não traz nada de positivo pra ninguém, além de te deixar com o organismo acabado. Você já me disse que está em terapia, leve isso pra sua terapeuta, tá? Você pode SIM ser feliz sem precisar recorrer ao álcool! Se precisar, pode me mandar um email, é Amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br. Abraços!

    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VN:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

destaques