Atividade física previne o câncer de mama

Fazer atividade física regularmente faz bem para a saúde, melhora a disposição, ajuda a tonificar os músculos e a queimar as gordurinhas extras. Exercícios são ótimos e superrecomendados em vários casos. Então, nada melhor que praticá-los pelo menos três vezes por semana. A ideia dos especialistas para quem não gosta muito de se mexer, é tentar fazer alguma atividade para se sentir bem, que se adapte ao seu estilo e combine com a sua rotina de vida. Pode ser uma caminhada no parque, uma aula de ioga ou uma simples dança, caso você seja uma pessoa calma que não gosta de muita agitação. Ou, por outro lado, pode ser uma aula de bike, um mega treino de musculação ou uma corrida em alta velocidade, caso o seu perfil seja de alguém que precise liberar energias acumuladas e também gosta de agitação.

A atividade física, seja ela a mais leve ou a mais agitada, provoca o aumento do hormônio chamado serotonina, que ajuda a dar a sensação de bem-estar na sua vida. Ou seja, depois da atividade física, você vai ficar mais feliz, se sentir melhor e mais calma. É ótimo para curar o estresse, a falta de sono e o cansaço mental e corporal. Esse tempo que você tira apenas para o exercício físico é ótimo para regular o funcionamento do organismo e prevenir doenças cardiovasculares, como um ataque cardíaco, por exemplo. Mas, de acordo com estudos internacionais, a atividade física ganha mais um benefício: prevenir o corpo do câncer de mama.

cancer mama Atividade física previne o câncer de mama

É isso mesmo: mulheres que praticam mais exercícios ao longo da vida, conseguem eliminar os riscos de câncer de mama. A confirmação veio de uma pesquisa realizada por profissionais do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, quando uma mulher pratica a atividade física pelo menos três vezes por semana, consegue deixar o corpo mais resistente. Isso porque a produção de hormônios que protegem o organismo da mulher fica ideal para evitar problemas como este e outras doenças.

Pelo menos 540 mulheres foram avaliadas durante a pesquisa. Todas elas tinham entre 40 e 74 e nenhuma estava fazendo reposição hormonal por conta da menopausa. Um aparelho instalado no corpo de cada uma, chamado de acelerômetro, conseguia medir toda a atividade que elas faziam durante o dia e também ajudava a analisar os hormônios produzidos durante as horas de atividade física durante a semana. Junto com este aparelho e com análises de urina de todas as mulheres, foi constatado que quanto maior a quantidade de atividades realizada pelas mulheres nas suas rotinas, mais o hormônio estrógeno era produzido. Ou seja, mais o organismo ficava resistente a doenças e mais o corpo ficava forte e funcionava melhor.

Ainda de acordo com a pesquisa, quanto mais hormônios estrógenos forem produzidos, menos chances de câncer de mama a mulher têm. Isso porque o corpo estará totalmente seguro e forte. Por isso e por todos os outros benefícios que a atividade física proporciona que os profissionais costumam salientar a importância de mexer o corpo pelo menos três vezes por semana. Vai lá, menina! E comece agora!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

destaques