Lista dos alimentos que mais hidratam

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Altas temperaturas pedem hidratação. E não é por nada: com o calor, o corpo perde muito líquido e, também, sais minerais importantes para o corpo se manter em pé e realizar suas funções vitais. Pode ocorrer pela falta de água no corpo através da respiração, suor, urina, fezes e até as lágrimas. E isso pode acontecer quando você não toma a quantidade de líquidos suficientes durante o dia para o corpo ficar hidratado. Caso isso aconteça, pode causar vômitos, diarreias e febre nos dias de muito calor. Além disso, dependendo da gravidade, você sentirá muita sede, ficará com a pele e a boca seca. Além de dor de cabeça, tonturas, fraqueza, cansaço e sonolência. Por isso a importância de tomar sempre dois litros de água por dia e consumir todo tipo de alimento capaz de repor líquido.

Confire aí o que é mais indicado consumir nesta época do ano e manter o corpo bem hidratado!

Abobrinha
Mais de 90% da composição da abobrinha é água, que ajuda a manter o corpo hidratado. Além disso, ela é rica em vitamina B3, que ajuda a equilibrar os níveis de colesterol ruim e aumentar o índice de colesterol bom. Mas, para ter estes benefícios, consuma a abobrinha crua, na salada.

Tomate
A fruta também tem uma alta concentração de água e é super indicada para quem quer perder peso: cada 100g tem apenas 20 calorias. Pode ser usada em saladas ou para comer crua, com pouco de azeite de oliva. Ela tem ferro, potássio e vitamina C, que ajudam na imunidade.

Melancia
A melancia é uma das frutas que mais combina com o verão. Comer ela geladinha depois do almoço ou no meio da tarde é uma delícia. Uma fatia da fruta tem 92% de água e só 31 calorias. Ela contém bastante vitaminas C e A, que ajudam a manter a visão forte e previnem infecções. Dá para consumir também como suco.

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Morango
Outra fruta que contém muita água. O morando fica delicioso como sobremesa e também misturado na salada. Você pode incluir no seu café da manhã com uma colher de linhaça ou granola ou iogurte integral. O morando possui também fisetina, um nutriente muito importante para a memória.

Framboesa
Tem uma alta concentração de antioxidantes e cada 100g da fruta tem 87% de água e 57 calorias. Mas a melhor notícia vem agora: ela é indicada para quem sofre de cólicas e alterações de humor durante a TPM  porque consegue equilibrar essas sensações.

Água de coco
A água de coco é pura hidratação porque concentra sais minerais e nutrientes, além de potássio, cálcio e magnésio. Ela é livre de gorduras e combina com esse calorzão!

Pepino
Ideal para saladas, o pepino é composto 96% de água. É indicado consumi-lo cru, na salada, sem sal para evitar retenção de líquido. Outra vantagem é a concentração de fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino.

Saladas
E falando em salada, é importante consumir todos os dias folhas verdes, como alface, espinafre, repolho e acelga. Todas elas tem muita água e poucas calorias. O repolho, por exemplo, tem 93% de água e 15 calorias em uma xícara, além de ser rico em potássio.

Gelatina
Ela é super consumida como sobremesa e sempre deve estar na geladeira nesta estação, porque contém muita água na composição e é uma excelente fonte de colágeno, que deixa a pele durinha e combate a flacidez, além de fortalecer cabelos e unhas.

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