Qual exercício físico é mais indicado para a sua idade?

CLIQUE AQUI PARA RECEBER DICAS DO PATRICINHA ESPERTA NO SEU EMAIL

Fazer exercícios físicos pelo menos três vezes por semana é fundamental para a mulher que busca saúde, bem-estar e perda de peso. Muito mais que emagrecimento, a atividade física ajuda a fortalecer a musculatura e evitar doenças e problemas de saúde. Aliado a uma dieta equilibrada e cheia de nutrientes, fibras e vitaminas, não tem erro: é beleza na certa e corpo saudável em dia. Mas, quando você chega à academia, opções de atividades não faltam para praticar. E aí vem a pergunta: qual escolher? Essa resposta depende de vários fatores: é necessário ver qual o seu objetivo ao praticar exercício (se quer emagrecer, fortalecer, relaxar…), qual a frequência de idas à academia, qual o peso, altura, idade e por aí vai.

Mas, o mais interessante é saber que, para cada fase que você passa na vida, existe uma atividade física mais recomendada. Não que você não possa praticá-la em outra idade, mas são algumas dicas que ajudam na hora de exercitar o corpo. Isso porque a cada momento, o metabolismo funciona de uma forma diferente e com mais ou menos agilidade, e quando chegamos à fase mais madura da vida, ele acaba perdendo um pouco a força. Por isso que quanto mais velha a mulher, mais difícil é perder peso.

exercicio idade Qual exercício físico é mais indicado para a sua idade?

Neste caso, duas dicas: incluir na dieta alguns termogênicos, como gengibre, pimenta, canela, chá verde e branco, que aumentam a temperatura do corpo e fazem você queimar mais caloria, ativando o metabolismo. E a outra forma é praticar o exercício físico mais indicado para o momento em que você está passando. E é aqui que entra a escolha da atividade: se ela é de alto impacto, mais aeróbica, mais muscular, mais relaxante…

Por exemplo: uma menina que está saindo da adolescência e entrando na fase adulta, está com o corpo a mil e com o metabolismo super acelerado. São indicadas as corridas, aulas de bicicleta, caminhas em ritmo acelerado, dança, jump (com mini-cama elástica) e todas as atividades de grande impacto. Claro que é recomendável que essa menina-mulher passe por uma avaliação com um educador físico ou um médico. Os mesmos exercícios valem para as mulheres que estão passando pelos 25 anos e até chegando aos 30. Nesta fase da vida, 45 minutos de exercícios, três vezes por semana, já bastam para deixar o corpo em dia, queimar caloria e manter o ritmo do metabolismo.

Depois dos 30, a mulher começa a sentir a mudança de hormônios e aí os exercícios bem aeróbicos já não são os mais indicados. Aqui entra as atividades que fortalecem e estimulam a formação de colágeno, que também é importante para deixar a pele mais resistente e prolongar o surgimento das rugas. Até os 50 anos, as mulheres devem investir em musculação, sempre acompanhadas por um profissional, e também em natação ou hidroginástica, que ajudam a acelerar o metabolismo, a definir o corpo e a queimar calorias. Depois desta idade, caminhadas e alongamentos são os mais indicados. Vale a pena começar yoga ou pilates, que ajudam a fortalecer o corpo, sem fazer muita pressão e nem machucar. Aqui também vale atividades na água.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +1 (from 1 vote)

1 comentário

  1. daniela
    Publicado em 26/02/2013 às 18:09 [+]

    muito bom foi ótimo a dica.

    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.22_1171]
    Rating: 0 (from 0 votes)

Conte-nos o que achou da matéria usando o Facebook

nossa rede