in

Neuroses Femininas

Oi garotas!

É com um prazer enorme que começo a fazer parte do time de colunistas do Patricinha Esperta, aqui no Papo de Mulher, e espero que vocês possam desfrutar desse cantinho! Estarei trazendo temas polêmicos e do cotidiano feminino, falando de sonhos, medos, desejos e dúvidas. Espero que vocês participem e se sintam livres para mandar sugestões, perguntas e comentários, ok? O e-mail é [email protected] e estarei ansiosamente esperando para conhecer vocês.

E para começar, uma perguntinha: Vocês se acham neuróticas? Complicadas? Desmioladas? Surtadas? Ou que o mundo é cruel e ninguém entende nada do que vocês querem?

Sabem o que mais? Dizem por ai que nem Freud explica as mulheres e é a mais pura verdade. Somos tão complexas, que nem mesmo nós conseguimos nos explicar. É claro que somos diferentes e percebemos as coisas ao nosso redor de forma única.

Acontece que, na sociedade atual, existe tanta pressão sobre nós, mulheres, que acabamos ficando neuróticas por tudo e qualquer coisa. Lutamos tanto por nossa independência que acabamos assumindo muitos papéis que sobrecarregam nosso emocional. Já não sabemos muito bem o que queremos e, se sabemos, temos que conciliar nossos inúmeros papéis com nossos sonhos e desejos de mulher.

Às vezes acordamos com uma juba de leão, com um mau humor homérico, uma espinha terrível na ponta do queixo, inchada, se sentindo um lixo e incapaz de levantar da cama. Normal, todo mundo tem seu dia de cão, mas o pior de tudo é ter que agüentar uma sociedade que está esperando para julgar cada passo em falso, um erro de maquiagem, a cor do cabelo que ficou horripilante, as toneladas a mais que você está pesando ou a sua roupa cafona. Como se isso definisse quem você é. Somos muito mais do que a roupa que vestimos e a cor de batom que usamos.

É claro que queremos estar bonita e nos sentirmos realmente assim. Que mulher não quer estar no peso ideal, ter um corpo bonito, caber nas roupas, ter um cabelo lindo, unhas maravilhosas e pele de bunda de neném? Que mulher não quer se sentir, além de bonita, inteligente, ser amada, valorizada e bem-tratada? Toooodas!

Mas o que eu me pergunto é se vale a pena todos os sacrifícios do mundo para ser o que a sociedade espera de nós ou o que a mídia empurra na nossa cabecinha. Odeio ter que abrir mão do meu precioso brigadeiro, uma suculenta lasanha e uma cervejinha gelada só para ter o corpo ‘em dia’, pois se eu colocar uma calça e o pneuzinho pular fora, viro quase Jesus, já que as megeras estão sempre prontas para me crucificar. E se for preciso sacrifícios, que sejam em nome da saúde e do bem-estar, e não na tentativa e agradar outras pessoas.

Sei que é neurose gastar rios e rios de dinheiro em produtos e tratamentos estéticos, se achar sempre gorda, chorar litros por não ficar bonita com aquele vestidinho justo, amaldiçoar o mundo por não ter o cabelo liso ou praguejar por não ter dinheiro para usar a melhor maquiagem do mundo.

Acredito que não tem nadinha dar um pití por mês por causa de uma espinha pavorosa ou gastar uma nota preta numa lipo, mas não podemos deixar de viver e ser feliz por causa da beleza exterior. É importante cultivarmos também nosso equilíbrio emocional, nossa generosidade, inteligência, bom-humor e cultura.

 

Mas, quer saber? Mesmo sendo tão diferentes umas das outras, o importante é que temos o poder de decidir se vamos nos deixar ser derrubadas por nossas neuroses ou se vamos superar tudo e aprender a ser feliz assim mesmo, com nossos truques e dicas de Patricinha Esperta, valorizando o que temos de melhor e querendo ser ninguém além de nós mesmas.

Bom fim de semana e se divirtam, sem neuroses, ok?!

Beijos!

Amanda

[email protected]

Rate this post

Written by Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.