in

Ganho de Massa Muscular: Qual o Melhor Caminho?

Quem malha quer ganhar massa muscular (além de emagrecer e ficar com tudo durinho, é claro), e isso pode ser feito com a ajuda da alimentação e também com o auxílio dos suplementos, que é o tema do post de hoje.

Para ganhar massa muscular temos dois caminhos: hiperplasia e hipertrofia.

A hipertrofia, que é mais conhecida, é o aumento de tamanho da fibra muscular ou o crescimento de célula, tecido ou órgão. Aqui há o aumento tanto no tamanho quanto no número dos filamentos de miosina e actina nas fibras musculares que já existiam, e não em relação ao número de células.

Já no caso da hiperplasia, há o aumento do número de células no músculo, e não o crescimento da célula.

atividade-fisica1

Proteínas: Complementos Indispensáveis!

Para quem deseja ganhar massa muscular é essencial que o consumo de proteínas seja adequado, já que a proteína é de fundamental importância  na construção e manutenção dos músculos.

Só ganha massa muscular quem consome proteína na quantidade mínima necessária, pois é assim que se evita o balanço nitrogenado negativo, que é responsável pela perda de massa muscular, e o retardo na recuperação muscular.

Mas o que é balanço nitrogenado? O balanço nitrogenado nada mais é que o equilíbrio entre o que se gasta e o que se consome de proteínas.

Assim, quem deseja ganhar massa, precisa consumir mais proteínas do que gasta, para garantir o balanço nitrogenado positivo. Entendido?

Suplementos que Funcionam

São vários os suplementos de proteínas que ajudam no ganho de massa muscular, como a caseína, a proteína de soja, o Whey Protein, os aminoácidos e a albumina, por exemplo.

A proteína de soja é muito utilizada por ser de alta qualidade, vegetal e completa, o que significa o fornecimento dos aminoácidos necessários para o completo desenvolvimento muscular.

 O Whey Protein é, talvez, a mais consumida  justamente pela eficácia. Trata-se da  proteína do soro do leite, que é facilmente absorvida (mais que os outros tipos de proteína) e é considerada de alto valor biológico.

A albumina, que é a proteína da clara do ovo, não é muito concentrada sendo, por isso, indicada para quem está começando a malhar. Já a caseína, que deriva do leite, também ajuda no ganho de massa muscular, assim como os aminoácidos, que são rapidamente absorvidos pelo organismo.

Quando Consumir: Antes ou Depois do Treino?

Muita gente tem dúvidas quanto ao momento certo de consumo dos suplementos de proteínas (antes ou depois do treino), e o correto é consumi-los após o treino e, de preferência, junto com água para potencializar a absorção.

Por que consumir após a atividade física? Porque é durante o treino que há a “destruição” das miofibrilas do músculo, que será reconstruído no período de descanso através da síntese proteica, é que ocorre o ganho de massa muscular.

O potencial anabólico é maior até 30 minutos após a atividade física, então o consumo dos suplementos deve ocorrer nesse período, que é onde há o maior potencial para ganho de massa muscular.

Ah, muito cuidado com esses suplementos, viu? O consumo deve ser indicado por um profissional responsável!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.