Como diminuir o inchaço durante a TPM?

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Basta reunir o seu grupo de amigas e perguntar: quem aqui se sente inchada quando está na TPM? Se a resposta não for absoluta, com certeza será a grande maioria. Não adianta: o corpo retém mais líquido, a calça parece não entrar mais, a barriga fica estufada e até o rosto parece mais cheio. Para muitas mulheres, a TPM significa ganhar dois quilos a mais na balança. Claro que depois esse peso diminui, mas que existe o processo do corpo inchar, existe!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, mais de 50% das mulheres do país reclamam de algum sintoma do período pré-menstrual. E o pior deles e que mais incomoda é o inchaço do corpo, principalmente na região da barriga e seios. Conseguir não se irritar ao vestir uma roupa e se segurar na frente da prateleira do mercado é bem difícil. Nada parece servir, o espelho mostra um bumbum gigante e sua barriga sente vontade de engolir tudo o que vê pela frente. Calma, tem solução e você só precisa saber como fazer para desinchar. Ou melhor: inchar menos!

Basta escolher os alimentos certos antes, durante e depois da TPM. Assim, o corpo vai inchar menos e você vai se sentir melhor. O começo é entender por quê a gente incha. Bom, é um bombardeiro de hormônios nesta época do mês que o corpo não consegue se acostumar. Tem hormônios que aumentam a produção e outros que diminuem, como o hormônio serotonina. Aquele responsável pelo bem-estar, pelo equilíbrio emocional. Por isso que, muitas vezes, você perde o controle e chora sem saber muito bem o motivo. Quando essas taxas de hormônios não estão normais, aumenta a vontade de comer comidas gordurosas como frituras, e doces, muitos doces!

tpm Como diminuir o inchaço durante a TPM?

A questão, então, é não passar vontade. Como? Bom, o chocolate amargo está liberado neste período do mês, pois ele consegue aumentar a produção deste hormônio do bem-estar e, assim, aliviar o estresse a ansiedade. Claro que não precisa comer uma barra toda. Apenas quatro pedaços está bom! Durante a TPM, você vai inchar e, para isso, precisa comer todos os dias alimentos que conseguem desinchar o corpo. Aqueles diuréticos naturais, como pepino, saladinhas verdes, melancia, abacaxi, melão e muita água. Além de água, você pode optar pelos chás diuréticos, que são naturais e caem muito bem neste período mais frio do ano.

Chás mais indicados são: cavalinha, dente de leão, quebra quebra e camomila. Alimentos como leite, aveia, beterraba e carnes brancas também são indicados para reduzir o inchaço, porque eles contém magnésio, que age no corpo como um calmante natural. Ah, neste período também é super indicado as mulheres consumirem alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo. É, fazer uma faxina e expulsar as toxinas e impurezas. São aqueles alimentos que contêm ômega 3 e 6, como o salmão, nozes, sardinha, castanha e linhaça, que é ótima para dar saciedade.

Falando em saciedade, nada melhor que diminuir a fome e o desejo de comer tudo o que enxergar pela frente, não é? Bom, alimentos ricos em fibras, como aveia em flocos, quinoa, chia, frutas como mamão, manga e pêssego, feijão, lentilha e vegetais verde escuros, conseguem dar mais saciedade. Assim, você diminui a vontade de comer e ainda vai ter um intestino funcionando muito bem.

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